Facebook Edgerank

Entendendo o EdgeRank, o algoritmo social do Facebook

14 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 14 LinkedIn 0 14 Flares ×

Se você tem um perfil no Facebook e utiliza com frequência, já deve ter percebido que nem tudo o que seus amigos ou as empresas publicam aparece no seu feed de notícias.

O responsável por esse filtro é o EdgeRank, o algoritmo do Facebook que calcula quais publicações são relevantes para cada usuário, apresentando em seu feed somente o que ele acha que você gostaria de ver.

Resumidamente, o algoritmo determina a qualidade de um post no Facebook, influenciando diretamente no alcance da publicação. É um critério de avaliação de posts com o objetivo de selecionar informações dentro de um ambiente onde quem possui muitas conexões tem enormes dificuldades em acompanhar tudo o que seus amigos e as páginas publicam.

Logo, quanto maior o EdgeRank de uma pessoa ou fanpage, maior o alcance dos posts, e consequentemente, maiores as chances de engajamento e envolvimento de seus amigos ou fãs com você ou com sua marca/empresa.

Mas como o Facebook calcula o EdgeRank?

O algoritmo leva em consideração 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo.

EdgeRank = Afinidade x Relevância x Tempo

  • Afinidade: quanto os dois lados interagem entre si, visitando o perfil ou página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando conteúdo. Maior interação representa maior afinidade.
  • Relevância: assim que uma nova publicação é feita, apenas os que têm mais afinidade visualizam, e conforme as pessoas engajam (curtem, comentam ou compartilham) o peso e a relevância do conteúdo aumentam, e a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.
  • Tempo: basicamente, publicações mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das publicações mais antigas.

Como melhorar o EdgeRank e aumentar o alcance e o engajamento?

  • Publique conteúdo realmente relevante para seu público
  • Incentive a interação através de call to action
  • Descubra os melhores horários para publicar
  • Fotos e vídeos chamam mais a atenção do usuário, aumentando a chance de engajamento

Por fim, no caso de fanpages, utilize o Facebook Insights para entender melhor como as pessoas estão interagindo com a página e as publicações, buscando sempre otimizar cada vez mais e mais.

Leia o artigo sobre qual o alcance médio de um post no Facebook, apresentando um estudo com números de alcance médio das publicações em fanpages.

Curta a página da On no Facebook e acompanhe as novidades!

14 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 14 LinkedIn 0 14 Flares ×
0 comments

Trackbacks

  1. […] O EdgeRank determina a qualidade de um post no Facebook, influenciando diretamente no alcance da publicação, e consequentemente o engajamento.  […]